• institutoleaoxiii@gmail.com

Papa Francisco canonizará John Henry Newman

Papa Francisco canonizará John Henry Newman

O Vaticano anuncia grandes avanços na causa do famoso teólogo inglês do século XIX e converso do anglicanismo.

O Bem-Aventurado Cardeal John Henry Newman está para ser canonizado após um anúncio do Vaticano. Nesta quarta-feira, o Papa formalmente aprovou um milagre atribuído à sua intercessão

O oratoriano padre Ignatius Harrison, postulador pela causa do Bem-aventurado John Henry, disse ao Register no dia 13 de fevereiro que ouviu a notícia “com enorme júbilo”.

Todo mundo no Oratório de Birmingham, que o Cardeal Newman fundou, está “absolutamente feliz pelo reconhecimento de sua heroica santidade”, disse padre Harrison, “e esperamos por muitas outras graças com sua intercessão”.

O decreto papal surge depois que o Vaticano julgou, no ano passado, a cura de uma mulher como milagrosa.

O caso está relacionado a uma graduada em Direito da arquidiocese de Chicago que foi inexplicavelmente curada em 2013 depois de rezar pela intercessão do Bem-aventurado John Henry, enquanto sofria de uma “gravidez de risco”.

A mulher, cujo nome ainda será publicado, foi inspirada a rezar pela intercessão do cardeal depois de supostamente assistir a um filme sobre ele no EWTN.

A mãe tinha “uma hemorragia interna incontrolável que ameaçava a vida de seu filho no útero”, disse padre Harrison. “Ela é uma devota de longa-data do Bem-Aventurado John Henry, e na oração ela invocou direta e explicitamente a intercessão de Newman para que o sangramento parasse”.

“A cura milagrosa foi imediata, completa e permanente”, disse padre Harrison, dizendo ainda que “a criança nasceu normalmente”.

A data da canonização do Bem-aventurado John Henry Newman, que será o primeiro santo inglês pós-Reforma, ainda não foi anunciada, mas espera-se que acontecerá ainda este ano. “Nós agora esperamos que seja mais cedo do que tarde”, disse o padre Harrison.

Fundador do Oratório de São Felipe Neri na Inglaterra, o Cardeal Newman foi um dos mais proeminentes conversos à Igreja Católica vindo do Anglicanismo no século XIX, e foi um renomado pregador e teólogo.

Autor de 40 livros de 21.000 cartas, suas obras mais famosas são Um Ensaio sobre o Desenvolvimento da Doutrina Cristã, Sobre Consultar os Fieis em Questões de Doutrina, Apologia Pro Vita sua – sua autobiografia espiritual até 1864 – e Ensaio sobre a Gramática do Assentimento*.

Nascido em Londres em 1801, Newman foi feito cardeal em 1879 e tomou como lema “Cor ad cor loquitur – “O coração fala ao coração”. Ele morreu em Edgbaston, Inglaterra, em 1890.

Bento XVI beatificou Newman na Inglaterra em 19 de setembro de 2010, depois do Vaticano aprovar a cura milagrosa do diácono Jack Sullivan, um nativo de Braintree, Massachusetts, que se recuperou de um aleijamento espinhal depois de rezar a Newman por sua intercessão – e foi também inspirado a rezar a ele depois de assistir a um programa da EWTN.

Padre Harrison disse ao Register que esse Segundo milagre atribuído à intercessão do Bem-aventura John Henry havia “dominado minha mente e coração desde que aconteceu em 2013, e desde então estivemos trabalhando duro e rezando muito pela sua realização”.

Foi então uma “notícia maravilhosa” que o Santo Padre tenha agora aprovado o decreto.

Em uma declaração de 13 de fevereiro, o postulador pela causa disse que a notícia de hoje “será bem-vinda por católicos e anglicanos, e ainda por outros”

“Newman foi uma figura central dentro do Movimento de Oxford na Igreja da Inglaterra, e isso o ajudou a fazer contribuições teológicas e espirituais únicas para o Catolicismo depois de sua conversão em 1845”, disse o padre Harrison.

“A longa peregrinação espiritual de Newman ‘das sombras e imagens para a verdade’ encoraja todos os cristãos a perseverarem em sua busca por Deus acima de tudo o mais. Sua conversão ao Catolicismo é um exemplo claro de como Deus usa todas as circunstâncias de nossas vidas para levar-nos até Ele, em Seu bom tempo, e de tantas maneiras diferentes”.

*Respectivamente no original: Essay on the Development of Christian DoctrineOn Consulting the Faithful in Matters of DoctrineApologia pro Vita Sua, Essay on the Grammar of Assent, todos sem tradução para o português.

Original: Edward Pentin

Tradução: Bruno Menezes.

Fonte:

http://www.ncregister.com/blog/edward-pentin/blessed-newman-to-be-canonized-cardinal-mindszenty-declared-venerable

Bruno Menezes
Bruno Menezes

Deixe sua mensagem