• institutoleaoxiii@gmail.com

Uma breve lição de filosofia política

Uma breve lição de filosofia política

Uma das lições mais fundamentais de política é que, como dimensão prática da vida humana, ela não pode ser compreendida somente no nível dos discursos de auto-legitimação. N’A Ideologia Alemã, Marx anota que, após a ascensão socialista da ditadura do proletariado, o Estado fenecerá e as leis não serão mais necessárias, já que a propriedade privada terá sido extinta. Sem divisão do trabalho, todos viveremos “caçando pela manhã, pescando à tarde” e nos entreteremos com “críticas literárias depois do jantar”. A liberdade e a igualdade, supõe-se, serão levadas ao paroxismo. É tentador.


Questione, no entanto, um marxiano ou filomarxista sobre como conjugaremos máxima liberdade e máxima igualdade: as respostas serão as mais evasivas possíveis, e, como desprender-se das ilusões envolve um choque de personalidade, o indivíduo com frequência agarra-se mais vigorosamente ao reino terrestre ao qual se sentira convocado a servir, desprezando no caminho os mais patentes crimes e defendendo os mais terrificantes regimes e posições, como fizeram Sartre, Foucault e outros.


O problema de fundo foi deslindado pelo filósofo húngaro Aurel Kolnai. Kolnai descreve a mentalidade utópica dos revolucionários como uma ‘forma espiritual’ que transcende aqueles simples equívocos de raciocínio comuns a todos nós. O utópico é movido por uma necessidade de aceitar absurdos não apesar de o serem, mas precisamente PORQUE o são.


Os cristãos entendem que o reino ao qual servem “não é deste mundo”, e ninguém pode provar que suas esperanças são infundadas – elas podem ser tidas, quando muito, por improváveis; o reino terrestre apregoado pelos comunistas, que sobreviria mediante transfiguração política, é, por sua vez, impossível.


Não espanta, portanto, que Nicolás Gómez Dávila tenha dito: “A la inversa del arcángel bíblico, los arcángeles marxistas impiden que el hombre se evada de sus paraísos”.

Glaucio Vinicius Alves
Glaucio Vinicius Alves

Deixe sua mensagem